Aprender brincando: as experiências pedagógicas do CEI Miriam

Publicado em 06/08/2025

Categoria: CEI Miriam

Você já se perguntou o que atividades como pintar, brincar com água ou montar blocos proporcionam de aprendizados para crianças?

No Centro de Educação Infantil Miriam (CEI Miriam), um dos projetos sociais da Associação Comunitária Presbiteriana (ACP), que atende crianças de 2 a 4 anos, cada atividade proposta tem um propósito. Lá, as vivências significativas contribuem para o desenvolvimento integral, respeitando cada individualidade e suas respectivas necessidades.

As experiências pedagógicas são planejadas com intencionalidade, e as metodologias aplicadas comprovam que brincar vai muito além da diversão.

Educação infantil com propósito: o que acontece por trás de cada proposta?

No CEI Miriam, as atividades não são aleatórias. Cada proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos campos de experiências, que orientam o desenvolvimento das crianças em cinco áreas fundamentais:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

A partir desses campos, criam-se experiências que valorizam a curiosidade natural, o movimento espontâneo, a exploração sensorial e a descoberta ativa. Isso significa que até mesmo a brincadeira mais simples tem um objetivo: desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais de forma integrada.

Exemplos de experiências pedagógicas e seus benefícios

Abaixo estão alguns exemplos de atividades que parecem apenas brincadeiras, mas são verdadeiras oportunidades de aprendizado:

Pintura com os dedos
Estimula a coordenação motora fina, a percepção tátil e a expressão criativa. Também ajuda a criança a lidar com sensações diferentes e a reconhecer cores e formas.

Montagem com blocos
Favorece o raciocínio lógico, a noção de espaço e equilíbrio, e desenvolve a persistência diante de desafios.

Brincadeiras com água
Proporcionam descobertas sobre temperatura, volume, causa e efeito. Além disso, promovem relaxamento e concentração.

Percursos motores
Com cones, colchonetes e obstáculos, a criança trabalha o corpo, o equilíbrio e a noção de tempo e espaço de forma lúdica e divertida.

Rodas de conversa e contação de histórias
Aumentam o vocabulário, desenvolvem a escuta atenta, incentivam a empatia e fortalecem os vínculos entre os pequenos.

O ambiente também educa

Outro diferencial do CEI Miriam é a atenção aos ambientes. Sabe-se que o espaço é um educador silencioso, que influencia o comportamento, o bem-estar e a autonomia das crianças. Por isso, cada cantinho é pensado para ser seguro, acolhedor e instigante, com materiais que convidam à investigação e ao brincar livre.

Materiais que despertam descobertas

Os trabalhos são feitos materiais diversos: elementos naturais, recicláveis, objetos do cotidiano e materiais estruturados. Essa variedade amplia as possibilidades de exploração e permite que a criança atue como protagonista de seu aprendizado, fazendo escolhas e testando hipóteses.

Metodologias que respeitam a infância

A prática pedagógica do CEI Miriam é fundamentada na escuta ativa, no respeito ao tempo de cada criança e na valorização do brincar como linguagem essencial da infância. Com intencionalidade e afeto, promove-se experiências que geram sentido, encantamento e aprendizado, e principalmente incentivam a autonomia da criança.

No CEI Miriam, cada atividade é uma oportunidade de aprender, crescer e se expressar. Através de experiências pedagógicas ricas e afetuosas. Quer conhecer mais sobre essa proposta? Entre em contato pelo Instagram. 

Últimos artigos
Instituto Social Vó Durvina recebe título de Entidade do Ano
Leia mais
Uma noite de celebração e esperança: os 60 anos do Lar Hermínia Scheleder
Leia mais
Aprender brincando: as experiências pedagógicas do CEI Miriam
Leia mais
Lar Hermínia Scheleder: 60 anos de história, acolhimento e transformação
Leia mais

contribua com nossos projetos sociais