Conheça o Instituto Social Vó Durvina
A Associação Comunitária Presbiteriana (ACP) é uma entidade sem fins lucrativos, formada pelos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba (IPC), que compõem sua Assembleia Geral. Criada, originalmente, para manter o Centro de Educação Infantil Miriam, hoje também é responsável pelo Lar Hermínia Scheleder e pelo Amor que CoMove. Assim, a ACP sistematiza e coordena os projetos de transformação social da IPC.
A ACP trabalha de forma sistemática em vários projetos, como o Instituto Social Vó Durvina, fundado em 1984 para honrar a memória de Durvina Marcondes, que dedicou sua vida a ações de ajuda, acolhimento e crescimento comunitário.
O Instituto oferece uma variedade de cursos, como moda, beleza, corte e costura, administrativo e informática. Além disso, realiza o Projeto SCFV para pré-adolescentes e adolescentes, visando resgatar a cidadania, fortalecer vínculos familiares e comunitários e promover atividades recreativas, apoio psicossocial e cultura.
Em 2022, transformou-se na Escola Profissionalizante João Lupion Filho, ampliando sua oferta de cursos, com foco na educação e empregabilidade, mantendo sempre a essência de respeito, solidariedade e acolhimento.
Suas fontes de recursos são diversas: orçamento da IPC, convênios com poder público, contribuições voluntárias, doações e projetos de renúncia fiscal. Individualmente, qualquer pessoa pode contribuir por meio do voluntariado, doação de Notas Fiscais sem indicação de CPF e destinação de parte do Imposto de Renda devido.
“Atualmente o Instituto atende crianças de 07 a 17 anos, três vezes por semana com total de 12 horas semanais no SCFV – (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
Atendendo preferencialmente famílias moradoras do Bairro Santa Cândida e região metropolitana.
Nosso trabalho é voltado ao resgate da cidadania, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atividades recreativas, atividades lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura, música e a leitura. Nosso público são crianças vinculadas / encaminhados pelo CRAS da Região do Boa Vista; em especial beneficiários de programas de transferência de renda (PBF- Programa Bolsa Família e BPC – Beneficio Prestação Continuada).
Nosso objetivo e apoiar pessoas em situação de risco, vulnerabilidade econômica e social, assegurando a sua dignidade e valorização integral, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada, para que esta possa conviver em comunidade respeitosamente.”
Amanda Meza
Coordenadora do Instituto Social Vó Durvina