Muita gente se questiona se o mercado realmente está de olho na qualificação profissional de seus candidatos. Será que dá para ser contratado ou receber uma promoção sem ter algo para apresentar no currículo? É realmente importante se qualificar? Neste post vamos falar tudo sobre esse assunto.

Venha comigo!

 

O que significa ter qualificação profissional?

A qualificação profissional ocorre quando o indivíduo aperfeiçoa os seus conhecimentos profissionais. É toda a bagagem que ele carrega das experiências no trabalho e nos cursos que participa. A graduação é um bom exemplo disso.

O mais interessante da qualificação profissional é que ela não tem limites, ou seja, quanto mais conhecimento e prática, mais capacitada a pessoa estará para atuar em suas funções. Isso permitirá que o indivíduo trabalhe em nichos mais específicos do mercado.

Assim, ele pode se realizar profissionalmente e exercer papéis que o satisfaçam. Esse é o caso das especializações, como pós-graduação, doutorado e demais títulos. Outros exemplos são os cursos de línguas, informática, libras e algum outro que possa enriquecer o currículo.

Qual é a importância de se qualificar profissionalmente nos dias de hoje?

Muita gente acha que se formar em uma determinada profissão é o suficiente. Todavia, o mercado de trabalho tem sinalizado que a competição está cada vez mais acirrada, e quem para no tempo fica para trás.

Se você ainda não se convenceu de que a qualificação profissional é importante, veja os motivos pelos quais você precisa aprimorar a sua!

 

Atualizar os conhecimentos

No mundo moderno, as informações surgem a toda hora. Novas ideias, equipamentos, técnicas, conceitos, opiniões e desafios aparecem quando menos esperamos e com uma frequência que parece ser impossível de acompanhar.

No entanto, quem está atualizado consegue ficar por dentro tudo e usufruir de todas as facilidades que a tecnologia traz para o trabalho. Assim, é preciso buscar formas de atualização, como cursos, workshops, palestras, feiras, colóquios, simpósios e uma infinidade de outros recursos para adquirir conhecimento.

 

Superar novos desafios

Ficar na zona de conforto nunca é interessante. Ela atrasa a nossa evolução profissional e nos deixa cada vez mais distantes do sucesso. Solucionar problemas e superar os desafios nos fortalecem.

Afinal, isso nos prepara para lidar com diversas condições, principalmente as mais difíceis, e isso é um diferencial no mercado de trabalho.

 

Ser reconhecido

Todo o conhecimento adquirido com os cursos, especializações e eventos é importante para a nossa profissão. No entanto, os diplomas recebidos são fundamentais para sermos reconhecidos.

Em uma entrevista de emprego, promoção de cargo, aumento de salário ou bonificação, as empresas consideram, e muito, a formação acadêmica do profissional, juntamente aos fatores comportamentais e experiência prática. Com isso, quem se atualiza sai na frente e recebe vantagens.

 

Conhecer pessoas novas

Você já ouviu falar de network? E nada mais é do que uma rede de contatos profissionais que pode ajudar a alavancar a carreira. Sabe aquela história de que um conhecido conseguiu uma vaga incrível para outro? Isso é network.

Por meio dele, conseguimos nos conectar a pessoas da nossa área, que podem nos dar oportunidades únicas na vida.

 

Redirecionar sua carreira

A qualificação profissional não é somente uma estratégia para quem deseja manter-se no mercado, subir de cargo ou ter um aumento salarial. Também é uma maneira de mudar os planos profissionais, arriscar outros horizontes ou investir em um hobby para ganhar um dinheiro extra.

Algumas pessoas acham que não vale a pena investir em uma capacitação que não seja especificamente da sua área de formação ou atuação.

Porém, a qualificação profissional sempre desenvolve as suas habilidades, e ter outras visões e campos de conhecimento pode agregar às suas capacidades, sendo mais um ponto positivo para o currículo.

 

 

 

Fonte: https://agropos.com.br/