Conheça o Instituto Social Vó Durvina

A criação do Instituto Social Vó Durvina nasceu antes mesmo da ideia de cria-lo, pelas ações voluntárias e de compaixão da senhora Durvina Marcondes.

Casada com Itaciano Marcondes, pastor da Igreja Presbiteriana, dedicou sua vida à missão de ajudar, acolher e servir da maneira que podia aos seus e aos próximos que necessitavam. Além de ajudar com as ferramentas que possuía, auxiliava e incentivava a todos a buscar o crescimento.

Com sua morte em novembro de 1974, deixou em seu lugar a saudade sentida por suas quatro filhas e por toda a comunidade carente que era ajudada por ela, onde sempre recorriam e nunca ninguém ia embora sem uma “sacolinha cheia de alimentos na mão”. Para honrar e homenagear sua vida e sua memória, em 10 de outubro de 1984 foi fundado, por parte de suas filhas, o Departamento de Ação e Promoção Social Vó Durvina – que em 2002 se tornou Instituto Social Vó Durvina -, uma associação civil, sem fins lucrativos de caráter beneficente e filantrópico, com o objetivo de dar continuidade e de ampliar o atendimento a todas as comunidades carentes.

A sede matriz foi inaugurada em 1994, no Bairro Santa Cândida e, dois anos depois, a segunda sede foi aberta no município de Pinhais, onde os trabalhos foram exercidos até o ano de 2014, após a reformulação das Políticas da Assistência Social.

Além dos diversos cursos na área da moda e beleza, corte e costura, administrativo e informática ministrados por mais de 10 anos no Instituto, também existe o Projeto SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, serviço oferecido aos pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 15 anos encaminhados pelo CRAS da região, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício Prestação Continuada. Ele foi pensado com a intenção de resgatar a cidadania, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, proporcionar atividades recreativas e lúdicas, fornecer apoio psicossocial e incentivar a cultura, música e leitura.

A ACP está atuante no Instituto Social Vó Durvina desde 2019 através da nova gestão, reformulando serviços já existentes e inserindo novas atividades.

No ano de 2022, o Instituto Social Vó Durvina se transformou em Escola Profissionalizante João Lupion Filho, homenageando um dos membros da família Lupion, imigrantes espanhóis e grandes influentes, incentivadores e feitores de obras e ações em prol do crescimento educacional, de saúde e economia do Paraná.

Apresentando um novo leque de opções de cursos, tanto da área da beleza e da gastronomia, é dada a oportunidade para as portas da educação e do mercado de trabalho sejam abertas a todos que se interessarem.

Através do tempo, independente da gestão e da nomenclatura usada, o Instituto sempre preserva a essência do respeito, solidariedade, confiança na educação e acolhimento a todos que necessitarem!

“Atualmente o Instituto atende crianças de 07 a 17 anos, três vezes por semana com total de 12 horas semanais no SCFV – (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Atendendo preferencialmente famílias moradoras do Bairro Santa Cândida e região metropolitana.

Nosso trabalho é voltado ao resgate da cidadania, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atividades recreativas, atividades lúdicas, apoio psicossocial, incentivo à cultura, música e a leitura. Nosso público são crianças vinculadas / encaminhados pelo CRAS da Região do Boa Vista; em especial beneficiários de programas de transferência de renda (PBF- Programa Bolsa Família e BPC – Beneficio Prestação Continuada).

Nosso objetivo e apoiar pessoas em situação de risco, vulnerabilidade econômica e social, assegurando a sua dignidade e valorização integral, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada, para que esta possa conviver em comunidade respeitosamente.”

Amanda Meza
Coordenadora do Instituto Social Vó Durvina

Telefone fixo: 41 3798-0993
Whatsapp – 98458-0084, este telefone funciona só whatsapp.