A Associação Comunitária Presbiteriana (ACP) é uma entidade sem fins lucrativos, formada pelos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba (IPC), que compõem sua Assembleia Geral. Criada, originalmente, para manter o Centro de Educação Infantil Miriam, hoje também é responsável pelo Lar Hermínia Scheleder e pelo Amor que CoMove. Assim, a ACP sistematiza e coordena os projetos de transformação social da IPC.
A ACP está trabalhando de forma sistemática em dois novos projetos: a Casa de Reinserção Social e Moradia Assistida (Carisma) e uma escola de cursos rápidos de profissionalização. O primeiro é para abrigar temporariamente ex-dependentes químicos sem possibilidade de reintegração familiar e social imediata. O segundo é para capacitar profissionalmente essas e outras pessoas com cursos de panificação e pâtisserie, corte de cabelo e inserção digital.
Suas fontes de recursos são diversas: orçamento da IPC, convênios com poder público, contribuições voluntárias, doações e projetos de renúncia fiscal. Individualmente, qualquer pessoa pode contribuir por meio do voluntariado, doação de Notas Fiscais sem indicação de CPF e destinação de parte do Imposto de Renda devido.
TÍTULOS E REGISTROS:
• Utilidade Pública Municipal (Lei 8.338/93) – Registro na F.A.S. – n° 161
• Utilidade Pública Estadual (Lei 6.579/74) – Registro no Comtiba n° 81
• Estatuto Registrado sob n° 826 – Livro a (2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos). Arquivo em PDF
Missão
Sua Missão estratégica é transformar vidas por intermédio da educação, bons exemplos e princípios cristãos.
Visão
A visão estratégica é ser referência nacional na transformação, desenvolvimento e inserção de indivíduos e famílias na sociedade.
Valores
Seus Valores e Princípios são cinco: Deus Porque Dele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas; Respeito Ter atitudes de Amor ao Próximo, agindo com carinho, afeto, solicitude e acolhimento; Ética Relacionamento justo e transparente em todos os níveis e esferas da sociedade; Responsabilidade Compromisso em fazer o que precisa ser feito, da melhor maneira e em tempo hábil; Persistência Cumprir com o estabelecido na busca pelos melhores resultados, independentemente das adversidades.
LINHA DO TEMPO
1964
Fundação do Lar Hermínia Scheleder pelos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba que estavam prestando atendimento para órfãos.
1972
Criação da Associação Comunitária Presbiteriana, atualmente a gestora dos projetos sociais da Igreja Presbiteriana de Curitiba.
1976
Fundação do Departamento de Ação e Promoção Social Vó Durvina, hoje Instituto Social Vó Durvina, pelas filhas da Sra. Durvina Marcondes, Jandyra, Jahyra, Jessy Mary e Jurema.
1984
Fundação do Centro de Educação Infantil Miriam com a intenção de oferecer um local para que as crianças da região do bairro Pilarzinho pudessem permanecer seguras nos momentos em que, em especial, suas mães, estivessem trabalhando.
2014
Fundação do Amor que Comove por um grupo de membros da Igreja Presbiteriana que trabalhavam com pessoas em situação de rua.
2021
Criação do Bazar Causa Justa pelos integrantes dos demais projetos da ACP para diversificar a captação de recursos e oportunizar à comunidade produtos a preços acessíveis.
2021
Desmembra-se os serviços do ISVD, fundando a Escola Profissionalizante João Lupion Filho com o foco em preparar a comunidade para o mercado de trabalho.