Uma história de amor
Fundado em 1964 pelos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba, o Lar Hermínia Scheleder surgiu no anseio de acolher e cuidar das crianças órfãs e desabrigadas que buscavam na igreja um socorro.
Em 60 anos de história, o lar se adaptou às demandas sociais que emergiram para o acolhimento institucional, mas sua essência sempre foi a mesma: oportunizar a transformação de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.
Novas oportunidades
Por meio do acolhimento institucional na modalidade Casa-lar, o Lar Hermínia Scheleder oferece novas perspectivas de vida para quem teve sua história traçada pela desigualdade, pela injustiça, pela violência e pelo desamor.
Estamos situados em uma linda chácara, com um condomínio de casas-lares e diversas áreas de convivência e lazer para as crianças e adolescentes que residem provisoriamente ali. Além disso, contamos com mães sociais comprometidas e capacitadas e equipe técnica com expertise no atendimento de alta complexidade, formada por Assistentes Sociais, Psicólogas, Pedagoga e Nutricionista.
Cuidado e desenvolvimento integral
Nosso olhar é para a integralidade da saúde dos nossos acolhidos, nas esferas física, mental, social e espiritual. Por isso garantimos moradia, educação, apoio emocional, alimentação, vestuário, assistência médica e odontológica, acompanhamento psicológico, orientação espiritual, iniciação profissional e oportunidades de lazer e entretenimento, tudo isso acompanhado de muito carinho, amor e afeto.
Trabalhamos alinhados aos cinco direitos fundamentais do público infanto-juvenil preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: Direito à vida e à saúde; Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; Direito à convivência familiar e comunitária; Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; e Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.
Nosso trabalho contribui com os Objetivos 3-10-16-17 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar; redução das desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.