Histórico

Quem foi “VÓ DURVINA”

Senhora Durvina Marcondes, casada com Itaciano Marcondes pessoa enérgica, mas solidária. Viveu para servir aos seus e ao próximo. Ajudava a todos que a procuravam e ninguém ia embora sem levar uma “sacolinha cheia de alimentos na mão”.

Segundo suas filhas o lema de sua vida era não somente o ajudar ao próximo e sim incentivá-lo a buscar o crescimento. Usava muito do ditado: “Não só daí o peixe e sim ensinar a pescar”.

Com sua morte em novembro de 1974, não foi só sua família que sentiu o grande vazio que sua pessoa querida deixou, mas também toda a comunidade carente de Curitiba e regiões próximas atendidas por ela.

Após a morte, as filhas deram continuidade ao trabalho dela e com o passar do tempo à família e amigos próximos se juntaram a elas fortalecendo cada vez mais o trabalho assistencial

Fundação do “Instituto Social Vó Durvina”

Em 10 de outubro de 1984, foi fundado o DEPARTAMENTO DE AÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL VÓ DURVINA – D.A.P.S, que recebeu este nome em homenagem aos trabalhos assistenciais realizado por Durvina Marcondes, a conhecida “Vó Durvina”, cujas filhas Jandyra, Jahyra, Jessy Mary e Jurema optaram por ampliar o atendimento às comunidades carentes criando assim, uma associação civil, sem fins lucrativos de caráter beneficente e filantrópico.

Em 12-12-1994 foi inaugurado a primeira sede em CURITIBA – BAIRRO SANTA CÂNDIDA, o Departamento de Ação e Promoção Social Vó Durvina – D.A.P.S. ministrando cursos profissionalizantes para a comunidade carente. Em 01-10-1996 foi inaugurada sua segunda sede localizada no MUNICÍPIO DE PINHAIS-PR (AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA). Em 2002 a D.A.P.S passou a ser chamada Instituto Social Vó Durvina.

Durante o período de 2002 a 2013 o Instituto Social Vó Durvina atuou na área de Promoção Social ministrando cursos profissionalizantes nas Áreas de Moda e Beleza, Corte e Costura, Administrativo e Informática em suas duas sedes, sendo a Matriz em Curitiba e a filial na Região Metropolitana Município de Pinhais.

Com a reformulação das Políticas da Assistência Social de acordo com o LOAS e o MDS em 2014 foram encerradas as atividades na Sede de Pinhais e reelaborado os serviços assistências oferecidas na Sede de Curitiba.

Atualmente o Instituto Vó Durvina oferece a comunidade SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Este trabalho é direcionado a pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 15 anos de ambos os sexos, que moram em Curitiba e Região. Estamos com 15 pré-adolescentes e adolescentes, nosso trabalho é voltado ao resgate da cidadania, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atividades recreativas, atividades lúdicas, apoio psicossocial, incentivo a cultura, música e a leitura. Nosso público são pré-adolescente e adolescentes vinculados / encaminhados pelo CRAS da Região – Curitiba; em especial beneficiários de programas de transferência de renda (PBF- Programa Bolsa Família e BPC – Beneficio Prestação Continuada).

Em 2019 a ACP (Associação Comunitária Presbiteriana) assumiu como mantenedora o Instituto Social Vó Durvina, através dessa nova gestão, está sendo feita uma reformulação dos serviços existentes e inserindo novas atividades, como diferentes cursos e serviço de convivência para idosos.

Ao longo desses 35 anos, o Instituto Vó Durvina passou por várias transformações, mas nunca perdendo sua essência de respeito e amor ao próximo.

Missão

Promover e desenvolver a cidadania, prestando serviços de assistência e promoção humana e social, objetivando a recuperação, o amparo e a promoção do ser humano, gratuitamente, sem distinção de raça, credo, cor, condição social, origem ou qualquer outra.

Visão

Ser uma instituição de referência na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Valores

Solidariedade
Compromisso
Ética
Imparcialidade
Responsabilidade

Objetivo

Apoiar pessoas em situação de risco, vulnerabilidade econômica e social, assegurando a sua dignidade e valorização integral, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada, para que esta possa conviver em comunidade respeitosamente.

Finalidades Estatutárias

  • Promover o resgate da cidadania através da promoção social do ser humano nos seus aspectos físicos, mental e espiritual.
  • Manter serviços que objetivem o amparo, a promoção e a recuperação do ser humano.
  • Aperfeiçoar, ensinar, treinar e capacitar o ser humano carente, com cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho direto e indireto.
  • Promover e motivar o ser humano, uma melhor qualidade de vida, com programas na área de saúde, esporte, cultura e lazer.
  • Oferecer oportunidade de profissionalização para o menor aprendiz com atividades conduzidas de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  • Promover ação social, através das Oficinas de Trabalho, a pessoas e outras entidades carentes.
  • Implantar Projetos e ações inerentes às finalidades acima dispostos, utilizando recursos próprios ou advindos de convênios com Instituições Públicas ou particulares ou outras formas jurídicas possíveis.
  • Estimular a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades que visem interesses comuns.
  • Reduzir os índices de problemas sociais existentes no meio ambiente social.

Serviços Oferecidos à Comunidade

Projeto SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Este trabalho é direcionado a pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 15 anos de ambos os sexos, que moram em Curitiba e Região. Propondo assegurar um espaço de convívio e desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade, com foco no direito, cidadania, valorização da cultura, esporte, lazer e resgate de relações com familiares e a comunidade. Desenvolver atividades lúdicas que incentivem à participação da comunidade o protagonismo no território, a prevenção de situações de trabalho, abuso e exploração sexual infantil. Nosso público são pré-adolescentes e adolescentes, vinculados / encaminhadas pelo CRAS da Região – Curitiba e Região Metropolitana; em especial beneficiários de programas de transferência de renda (PBF- Programa Bolsa Família e BPC – Beneficio Prestação Continuada).

Atividades Voltadas à Comunidade

  • Atendimentos gratuitos a comunidade de corte de cabelo e manicuro/pedicuro – Clique Aqui para acessar os Cursos;
  • Atendimento social e encaminhamento aos órgãos competentes;
  • Serviço de Convivência para Idosos.
  • Serviço de Convivência para Adolescentes.

Parcerias

  • PROJETO COMUNITÁRIO PUCPR
  • ACP (Associação Comunitária Presbiteriana)
  • FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba)
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
  • SEDS (Secretaria da Família e Desenvolvimento Social)
  • PÃO NINO

Convite

Ajude o instituto social Vó Durvina a manter suas obras sociais.
Qualquer tipo de doação é bem vinda.

Faça parte de nossa equipe!

Documentação

CNPJ Nº: 78.774.064/000-37

Títulos

  • Utilidade Pública Municipal – Lei nº. 6.973 de 13-04-87
  • Utilidade Pública Estadual – Lei nº. 8687 de 30-12-87
  • Utilidade Pública Federal – Lei nº. 91 – Portaria – 911 de 04-10-01
  • Certificado de Filantropia – nº. 44006.001771/97-17
  • CNAS – nº: 118/2006
  • CONTIBA – nº: 278
  • CMAS – nº: 248
  • CMAS Pinhais- PR – nº. 008

Sede Santa Cândida

Rua Fábio Fanuchi, nº. 322 – Bairro Santa Cândida
Curitiba/PR – CEP: 82.630-550
Tele/Fax: (41) 3256-6797
Email: contato@vodurvina.com.br