A Associação Comunitária Presbiteriana (ACP) é uma entidade sem fins lucrativos, formada pelos membros da Igreja Presbiteriana de Curitiba (IPC), que compõem sua Assembleia Geral. Criada, originalmente, para manter o Centro de Educação Infantil Miriam, hoje também é responsável pelo Lar Hermínia Scheleder e pelo Amor que CoMove. Assim, a ACP sistematiza e coordena os projetos de transformação social da IPC.

Missão

Sua Missão estratégica é transformar vidas pela educação e princípios cristãos.

Valores

Seus Valores e Princípios são cinco:
• Deus – Porque Dele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas;
• Respeito – Ter atitudes de Amor ao Próximo, agindo com carinho, afeto, solicitude e acolhimento;
• Ética – Relacionamento justo e transparente em todos os níveis e esferas da sociedade;
• Responsabilidade – Compromisso em fazer o que precisa ser feito, da melhor maneira e em tempo hábil;
• Persistência – Cumprir com o estabelecido na busca pelos melhores resultados, independentemente das adversidades.

Visão

A visão estratégica de futuro da ACP é ser referência nacional na transformação, desenvolvimento e inserção de indivíduos e famílias na sociedade, por meio dos princípios éticos cristãos.


A ACP está trabalhando de forma sistemática em dois novos projetos: a Casa de Reinserção Social e Moradia Assistida (Carisma) e uma escola de cursos rápidos de profissionalização. O primeiro é para abrigar temporariamente ex-dependentes químicos sem possibilidade de reintegração familiar e social imediata. O segundo é para capacitar profissionalmente essas e outras pessoas com cursos de panificação e pâtisserie, corte de cabelo e inserção digital.

Suas fontes de recursos são diversas: orçamento da IPC, convênios com poder público, contribuições voluntárias, doações e projetos de renúncia fiscal. Individualmente, qualquer pessoa pode contribuir por meio do voluntariado, doação de Notas Fiscais sem indicação de CPF e destinação de parte do Imposto de Renda devido.

TÍTULOS E REGISTROS:
• Utilidade Pública Municipal (Lei 8.338/93) – Registro na F.A.S. – n° 161
• Utilidade Pública Estadual (Lei 6.579/74) – Registro no Comtiba n° 81
• Estatuto Registrado sob n° 826 – Livro a (2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos). Arquivo em PDF