A importância de levar a criança a experimentar, pesquisar, levantar hipóteses e discutir suas ideias

No CEI Miriam acreditamos que a criança é dotada de inteligência, pode e deve ser protagonista de seu aprendizado. Acreditar nisso é deixar a criança experimentar, pesquisar, pensar, criar hipóteses sobre suas descobertas e discuti-las com o grupo.

As crianças são curiosas por natureza, saber valorizar essa característica e utilizá-la para o desenvolvimento de cada criança é um diferencial da nossa equipe educacional.

Em cada momento do dia as professoras e equipe pedagógica estão com o olhar sensibilizado para o desenvolvimento das crianças. Os momentos livres são verdadeiros laboratórios para o crescimento de cada criança, pois nesses momentos as crianças podem observar, experimentar, levantar hipóteses e discuti-las com professoras e colegas de maneira informal. É claro que em muitas dessas situações a equipe de profissionais dá continuidade, levando as crianças a uma reflexão mais profunda e uma pesquisa mais formal sobre os assuntos que se interessaram. No mundo de hoje isso é fundamental para o ser humano: aprender a pensar, observar, pesquisar, discutir e ouvir a opinião do próximo.